top of page
Buscar

Life Design e o porquê você deveria aplicar essa abordagem na sua vida

Atualizado: 22 de out. de 2024

ree

Eu acredito no poder do design para projetar não só sistemas e futuros mais justos, saudáveis e sustentáveis, mas também no poder (e benefício) de usá-lo para projetarmos nossas vidas e carreiras.


Para mim essa história começou em 2020, quando entrei em contato com o Life Design e me ajudou a unir caminhos que eu já estava percorrendo em vias paralelas - design thinking (consultorias e atuação como service designer) e desenvolvimento humano (formações e atendimentos de coaching de vida e facilitação do propósito). Além de ter me proporcionado reflexões e apoiado a trazer mais significado à minha própria experiência e escolhas, trouxe também novas ferramentas para a contribuir com o que eu já vinha construindo. 


De lá para cá, a minha forma de atender mudou e pude acompanhar ganhos significativos não só na minha vida como também na das pessoas que atendi até então. E é sobre isso que quero compartilhar com você, para quem sabe, também possa te trazer novas perspectivas e inspirações para refletir sobre sua própria vida!



Mas, afinal, o que é Life Design?

Life Design ou Desenho de vida é uma abordagem que usa os mesmos princípios do design thinking para projetar uma vida com mais significado para si.


O termo se popularizou com Bill Burnett e Dave Evans, professores da universidade de Stanford, que criaram um curso chamado "Designing Your Life". Vendo o tremendo sucesso do curso, eles lançaram, em 2016, o livro "Designing Your Life: How to Build a Well-Lived, Joyful Life" (em português: O desenho da sua vida: como criar uma vida boa e feliz, Editora Rocco, 2017)(super recomendo, aliás!).


Para eles, essa busca inerente ao ser humano de uma vida mais satisfatória, onde possamos experimentar mais emoções positivas, se dá com uma vida bem projetada (bem designer!). E que atingimos isso quando conseguimos unir a tríade: 

Quem eu sou <> O que eu acredito <> O que eu faço.

Ou seja, quando temos uma vida coerente!


Mas como é de se observar, para conseguir isso, precisamos de autoconhecimento e reflexão para, então, começar a tomar novas ações rumo aos ajustes desejados.

Você pode encontrar esse processo sendo dividido e nomeado de diferentes formas, mas normalmente seguindo a lógica do duplo diamante do design thinking (Descobrir - Definir - Desenvolver - Testar). 


Trago aqui o meu recorte e abordagem sobre esses momentos principais:


  • Diagnóstico: entendendo onde você está! E seu grau de satisfação com todas as áreas da sua vida;

  • (Auto)Investigação: aprofundar no seu autoconhecimento para entender seus pontos fortes, valores, sonhos e tudo o que te é importante;

  • Ideação: sobre um desafio identificado na primeira etapa ou como uma forma de explorar novos caminhos para si;

  • Protótipos: experimentando uma ideia e/ou caminho identificado;

  • Próximo passo: planejamento para construção daquilo que foi selecionado.



Por que isso é importante?

Para mim, pensar e atuar a partir da ótica do Life Design tem alguns ganhos principais:


  • Sair do piloto automático Começar a se fazer perguntas relevantes para identificar o que de fato é importante para si e, assim, gerar ideias e experimentos para criar intencionalmente a vida que você deseja. Passinho por passinho.


  • Desmistificar a ideia de que, para gerar mudanças significativas na vida, é necessário mudanças abruptas e radicais Adotar a perspectiva do design sobre a criação de protótipos e testes antes da implementação é fundamental, principalmente, quando falamos de nossa vida e carreira. Desenvolver pequenos experimentos sobre determinada ideia e/ou caminho e testar nos permite aprender mais sobre ele, ganhar conhecimento de aspetos que permaneceriam ocultos se ficássemos apenas no plano das ideias. Contribuindo, assim, para tomada de decisões mais conscientes e sustentáveis.


  • Construção mais consciente

    Entender que uma vida bem projetada não é uma vida livre de B.O.s mas com decisões mais conscientes sobre o que estamos escolhendo, construindo e vivendo.


  • Narrativa e sentido E, no fim, quando eu consigo estabelecer essa coerência e vejo que estou ativamente construindo a vida que eu quero ter e quem eu quero ser, eu trago mais significado à minha própria existência. Vejo a conexão entre minha essência, desejos, sonhos e ações diárias. E posso, assim, estabelecer narrativas mais construtivas e otimistas diante, inclusive, dos desafios que se apresentam porque vejo sentido nas minhas experiências. E isso está totalmente atrelado a uma maior sensação de realização e bem-estar. 


E você, já conhecia sobre o Life Design? Já aplica isto na sua vida? Compartilhe aqui que vou adorar saber da sua experiência!



Comentários


DESENHO DE VIDA E CARREIRA

©2023 por Bruna Thomaz. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page